sábado, 8 de junho de 2013

Sessão Musical - Vanessa Moreno


Conheci a lindíssima voz de Vanessa Morena, exatamente aqui, na internet. Me encantei pela sua musicalidade. Pra mim, ela é uma espécie de Esperanza Spalding brasileira, com muita originalidade. Refinada, cheia de charme... Encantadora! Fiquei extremamente feliz ao ouvi-la cantar "nota de falecimento", composição do amigo Daniel Pessoa (um músico maravilhoso, que em breve falarei dele aqui. Por enquanto, vocês podem visitá-lo no youtube ou no itunes). Vanessa faz parceria com o baixista Filipe Maróstica. 






Um blog da própria Vanessa (me parece desatualizado), nos conta um pouco de sua trajetória musical. Segue:

"Vanessa Moreno estudou canto erudito na “Escola Municipal de Música” (2006) em São Paulo e com 19 anos, em 2007, ingressou no curso de canto popular da antiga ULM (Universidade Livre de Música Tom Jobim), onde em 2008 participou do “III Festival de Música Popular” da mesma e ficou com o primeiro lugar na categoria “Solista Vocal” e o prêmio de “Melhor Arranjo”. 

Já participou de festivais pelo Brasil, recebendo premiações com o quarteto vocal Karallargá do qual faz parte e recém lançou seu primeiro CD, é cantora e percussionista do quarteto feminino Julietas, tendo participado do renomado “Festival de Inverno de Paranapiacaba” e abrindo o show da cantora Paula Lima, ambos no ano de 2007. 
Participa do trabalho cancional do contrabaixista Rogério Botter Maio. No projeto "Saraivada", com o violonista e compositor Chico Saraiva e ao lado do percussionista Ari Colares, canta e toca percussão, assim como no grupo de forró de Zé Pitoco, onde faz vocais e também percussão ao lado da cantora Luciana Alves. Já cantou com grandes músicos como Toninho Ferragutti, Cléber Almeida (Trio Curupira), Arismar do Espírito Santo, Michel Leme, Filó Machado e outros.
Em 2010, foi convidada para gravar vocais no CD do “Trio Macaíba” (Beto Corrêa, Cléber Almeida e Ramon Vieira), do qual participaram também grandes nomes da música brasileira como Dominguinhos, Fábio Leal (Mente Clara), Fábio Gouveia (Trio Curupira), Nailor Azevedo – Proveta, Hermeto Paschoal, entre outros.
No mês de Julho deste mesmo ano participou do "I Festival da Canção - Em Cantos" da cidade de Ourinhos e, interpretando juntamente com os músicos Filipe Maróstica (que fez também o arranjo), Paulo Almeida e André Grella ficou com a primeira colocação com uma música sua e letra de Paula Mirhan. Em novembro do mesmo ano, na inusitada formação de baixo e voz com Filipe Maróstica, ficou com o quarto lugar na colocação geral e com o prêmio de Melhor Intérprete no Festival Botucanto.
Em Abril de 2011, tocou com o Grupo Karallargá na Virada Cultural (SP) e durante o ano fieram varias aresentações em Unidades da rede SESC do Estado de SP e em Julho do XI Festival de Inverno de Paranapiacaba. 
Desenvolve o trabalho em DUO com o baixista Filipe Maróstica, que em uma apresentação em Dezembro de 2011, contou com os convidados multi-instrumentistas Filo Machado e Zé Pitoco.
Dentre as apresentações do primeiro semestre de 2012, destacam-se: apresentação com o projeto “100 anos de Luiz Gonzaga” na Festa Junina no Viaduto do Minhocão (SP), apresentações com o grupo Karallargá em unidades do SESI pelo interior de SP, espetáculo poético-musical “Viniciarte” realizado no IX Festival da América do Sul em Corumbá (MS) e apresentações com o seu trabalho solo no Sesc Vila Mariana."


Vanessa está lançando seu primeiro Cd, que tem por título "Vem Ver". Dá uma olhada no teaser!
https://www.youtube.com/watch?v=5zBC8al5VCc

Me diz, instiga ou não instiga?
É, ou não é, mais um nome da Nova MPB brasileira!
Só posso desejar SUCESSO à boa música!

Élida Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário