quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

OCEANIA

As convicções que pareciam sólidas rochas, na verdade, eram de gelo e na travessia do oceano, simplesmente se derreteram. Desde que cheguei nesse continente, muita coisa mudou em mim. As certezas se foram e o que era um mundo distante, apenas um vulto indefinido, se materializou, se integrou ao meu e nasceu!
Agora... Além de saber o que é começar, sei o que é recomeçar. Sei o que é partir e chegar e o que é vivenciar chegadas e partidas. Sei que essas partidas deixam saudade e alegram as lembranças quando retorno a chegada através delas. Agora... Sei também como é ter a sensação de nascer num corpo desenvolvido, num mundo sem compreensão!
Nessa etapa, sorri, vi paisagens jamais imaginadas, encontrei pessoas encantadoras, troquei experiências, aprendi sobre cultura e história, aprendi que a humildade é bem vinda em todo lugar, aprendi sobre a vida e ainda estou aprendendo o idioma. Nessa etapa, me vi fracassar, me desesperei, chorei, me acalmei, enxuguei as lágrimas, vi os problemas passarem... E cada dia, é um recomeço!
Aqui, confirmei que o mundo é similar em sua base e não adianta procurar escape. Confirmei também, que não sei nada sobre nada! A visão de um ângulo só é nula!
Toda essa vivência me ensina e intriga... E eu indago:
Como esticar essas pernas curtas pra me equilibrar entre um lado e o outro do mundo? O mundo é grande e pequeno e a vida é momentos!
Onde encontrar pessoas que queiram ver o que existe por baixo da economia?
Quem se importa com o que sobrará no Sudão, na África central ou na Síria?
Como destruir uma imagem que "acidentalmente consciente" refletiu em mim?
Como equilibrar o ódio e o amor pelo mesmo objeto?
Humanos são humanos em suas contradições de uma ponta a outra do oceano. 
O sonho sem força é simplesmente sonho! A vida vai passando e cada dia estamos mais próximos da morte!
Concluo,
O conhecimento é grande demais pra caber em mim.
A alegria é fugaz demais pra se manter em mim.
A tristeza é intensa demais pra não marcar... Ela ensina!
Dentro dessa selva dúbia do meu EU... Encontrei força!

"O dia vai raiar, pra gente se inventar de novo!"
Cícero


Élida Regina


4 comentários:

  1. Bom depoimento. Mais parece uma conversa iniciada com o mundo... Às vezes as experiências são tão intensas que as palavras são incapazes de informar... Fico feliz por suas vivências, Élida! Força e luz no caminho!

    ResponderExcluir
  2. Compreendo cada palavra... nos conhecemos profundamente...nos amamos... e tenho orgulho e admiração por sua coragem e determinação.

    ResponderExcluir