sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vida montada, hora de expor na vitrine virtual!!



O que estamos fazendo com nossas vidas? Se é que podemos chamar o que temos de vida...

Com certeza muitas pessoas já se fizeram essa pergunta... ou não!! Afinal, estamos vivendo o momento em que elas não se permitem nem pensar sobre sua própria condição... não existe tempo pra isso! 
É impressionante como as pessoas estão projetando uma imagem de vida através de todos os meios de comunicação e redes sociais onde, NADA CORRESPONDE AO REAL, tudo é milimetricamente articulado para a exposição. Vida montada, hora de expor na vitrine virtual!!


Sempre me incomodo, quando estou em lugares públicos como em bares, ou até mesmo alguns encontros com familiares e amigos na residência de alguém e  todos estão conectados a sua falsa vida virtual e simplesmente se reuniram para comer ou por uma mera obrigação.  É mais fácil montar uma vida cheia de amigos virtuais, do que ter convivências verdadeiramente humanas, com suas problemáticas e contradições? Pelo visto, sim!! Se fizemos essa escolha porque ainda nos sentimos tão sozinhos e visivelmente miseráveis? Será que é porque estamos muito distante do real? Vejo uma família inteira, reunida numa mesa, cada um com um celular, ipod, iphone, tablet e ninguém conversando. Me pergunto, porque deixamos usurpar de nós a convivência verdadeiramente humana? 


Estamos vivendo em uma sociedade doente... estamos doente internamente por nos sentirmos sozinhos e adoecemos toda a sociedade pela contaminação. O ser humano só é humano se estiver num processo de socialização humana (humana no sentido mais amplo que essa palavra pode ter).
Algumas teorias sobre a  tecnologia  e os jovens dizem que muitos se valem delas para a socialização e aprendizado.A tecnologia faz parte das nossas vidas e não acredito que ela deva  ser totalmente descartável mas, devemos nos perguntar: Que tipo de socialização e aprendizado? Está na hora de repensarmos o mal que o excesso tem nos causado. Quanto mais nos aprofundamos nessa forma de socialização e aprendizado, mais distante estamos da realidade e mais próximos da alienação.
Precisamos dar espaço para diferentes formas de socialização e aprendizado. Inclusive, devemos pensar na possibilidade de retomarmos algumas antigas formas de socialização e aprendizado.
Como disse David Howes: Se não 'retornarmos aos nossos sentidos', teremos perdido permanentemente a oportunidade de construir alguma alternativa significante à pseudo-existência que tomamos por “vida” em nossa atual ‘Civilização da Imagem’ .


Élida Regina

2 comentários:

  1. Realmente a tecnologia tem seus prós e seus contras e infelizmente estamos perdendo a essência da vida...

    Belo texto Élida, quanto tempo hein?

    ResponderExcluir
  2. Olá Jesica!! Obrigada!!
    Realmente não nos vemos há anos!
    Espero que esteja bem!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir